PÃO DE AMÊNDOAS – TOFUNCIONAL.COM

Oii pessoal!! De vez em quando nos bate uma vontade de pão quentinho no café da tarde, não é mesmo? Porém como já sabemos, os pães que encontramos por aí estão cheios de conservantes, glúten, farinhas com zero nutrientes, sal e açúcar refinados e vários outros ingredientes que não nos nutrem. Em busca do pãozinho ideal de acordo com minha alimentação, encontrei um que foi amor a primeira vista (e que concretizou-se depois de pronto kkk). O blog To Funcional é um dos meus blogs favoritos quando se trata de gastronomia saudável e foi nele que encontrei essa bendita receita, o blog é de uma gastróloga funcional, Amábile Kolenda, suas receitas sempre me deixam com água na boca, então estou sempre na tentativa de reproduzi-las ou adapta-las. Algumas receitas utilizo como base e faço meus toques finais, porque acho que a culinária é isso, é você buscar inspirações e colocar o seu ingrediente mágico, o seu toque para ficar do nosso jeitinho e gosto.

Não tenho nenhuma restrição alimentar (até onde sei), porém desde o ano passado adaptei a minha alimentação para a mais saudável possível, sendo assim livre de glúten, lactose, soja, alimentos refinados e com o consumo mínimo possível de industrializados. Adoro produzir todas as minhas refeições, desde o café da manhã até a ceia. Consumo produtos industrializados apenas em situações de emergências ou em viagens de trabalho mais longas, onde não é possível levar refeições para todos os dias, porém sempre realizo uma pesquisa e viajo com uma listinha de lojas e restaurantes que seguem o meu estilo de vida. Bom, depois de me estender um pouquinho, com permissão da Amábile, segue para vocês a receita do Pão de Amêndoas. Confiram e saboreiem-se:

Pão de Amêndoas
(sem glúten, sem lactose e sem conservantes)

foto 3

Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/4 xícara de farinha de linhaça dourada
3/4 xícara de polvilho doce
1 colher de chá rasa de sal rosa
1 colher de chá rasa de açúcar de coco
1 colher de sopa de fermento biológico seco
4 ovos
3 colheres de sopa de leite de coco caseiro (fiz na hora com coco fresco)

Modo de preparo:
No liquidificador bata a quantidade necessária de amêndoas para dar a farinha (um pouco mais de 1 xícara rende 1 1/2 de farinha de amêndoas), faça o mesmo com a linhaça. Misture em um recipiente todos os secos. Bata no liquidificador os 4 ovos com o leite de coco. Despeje esta mistura sobre os secos com uma colher. Despeje na forma de pão untada e leve ao forno alto pré-aquecido por 5 minutos e depois abaixe para 180 graus por mais 30-40 min. Faça o teste do palito.

Acrescentei na massa e na decoração alecrim e linhaça em grãos, mas é opcional.

Conforme falado no post do blog, o pãozinho possui muito cálcio, gorduras boas, proteína e é um ótimo carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, um pãozinho com sabor, aroma e cheio de nutrientes.

Testem!! Comi uma fatia dele quentinho com ghee e ficou divino!!

Beijos, Nathielen

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s